terça-feira, 17 de novembro de 2009

Conservação da biodiversidade de orquídeas da Amazônia


As orquídeas são espécies belas e algumas raras. Conhecidas na sua maioria como espécies que habitam a parte aérea das árvores (galhos, troncos), estão sendo ameaçadas devido à grande pressão que as florestas vêm sofrendo.
Pensando na defesa da biodiversidade, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, através do Bosque Rodrigues Alves – Jardim Botânico da Amazônia, Universidade Federal do Pará (UFPA) e Petrobrás, estão desenvolvendo o projeto “Conservação da Biodiversidade de Orquídeas Amazônicas”.


O projeto prevê a propagação de orquídeas em laboratório. Após esta fase, elas são levadas para um viveiro, especialmente construído na Granja Modelo, acondicionadas e cultivadas. Quando as mudas estiverem plenamente desenvolvidas, a produção será usada em projetos de enriquecimentos de áreas, reflorestamento de áreas degradadas e exposições No Bosque as orquídeas farão parte das coleções especiais de plantas Amazônicas e estarão permanentemente expostas na casa de exposição, implantada na área do antigo orquidário.
________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário